Descortinando a Vida
Eu sou um rio que vem de muito, muito longe, cujas águas passam por aqui, agora.
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos
Reflexões Sobre o Ser Humano
Antes que a espécie humana existisse,
O pensamento já existia.
Como um princípio de interação entre  os diferentes níveis de formas e corpos.
Que de processos simples, se auto-organizaram em níveis sempre mais e mais complexos.
Chegando a esse animal inteligente: O homem/mulher.
O tempo é um túnel construído pelo pensamento humano.
Do ponto em que nos situamos nesse túnel, criamos o passado e o futuro.

Sem o pensamento humano, não há parâmetros.
Tudo, sempre é.
Dinâmico, implacável.
Um torvelinho multidirecional de fenômenos interconectados.
Do qual fazemos parte.
Somos influenciados e influenciamos.

Criamos um mundo dentro do mundo,
Nosso mundo humano, de múltiplas facetas culturais.
Civilização, é somente uma expressão para designar um modo de viver.
Um modo de viver, cujos padrões  predominam para a maioria da população terrena.

Ainda assim, alguns povos ditos “primitivos”, permanecem alheios a esse modo de viver, que os ameaça.
Compreender o significado de civilização é de fundamental importância para nos aproximarmos do que seja a VIDA.

VIDA que sempre existiu e sempre existirá.
Por que independe e depende das espécies do nosso planeta, de todos os planetas e galáxias.
Por que é o principio e o fim de tudo.
VIDA que é unidade, que contém a desagregação (morte).
Que é a totalidade, a união mágica dos princípios opostos.

Sem nossas crenças, o que somos?
Nada mais que uma espécie animal, que armazena informações e faz uso delas para criar o seu modo de viver, por que possui “vontade própria” e tem memória.


A fé religiosa, crenças e tradições,
Se assemelham as estórias que contamos às  crianças.
Elas acreditam por que os adultos as contaram.
O que sabem os adultos?
Repetições infantis de estórias que lhes contaram.
Mas, e tudo o que nos disseram e afirmaram sobre:
VIDA, DEUS, RELIGIÃO, PECADO, SALVAÇÃO, CASTIGO, MORTE,
CERTO, ERRADO, MORAL, SER ALGUÉM,  CAPITALISTA, COMUNISTA, ANARQUISTA, ETC.?

Meras repetições.

Bastaria que uma criança questionasse cada afirmação de um adulto para desmontá-lo e deixá-lo do seu tamanho.

Como suportar a insegurança e o medo que as diversas ameaças cotidianas nos ocasionam?
É possível simplesmente vivermos, deixarmos rolar o turbilhão de sentimentos e pensamentos,  sem enlouquecer e tornarmo-nos apáticos em relação à VIDA, da qual fazemos parte?

Somos criança, jovens, adultos e  anciãos ao mesmo tempo.
Trazemos em nós a verdadeira e toda a  história da humanidade, não a história de alguns povos.
A história que conhecemos, nos foi contada de acordo com as conveniências do poder dominante, nos diversos momentos da marcha da “civilização”.









Mesmar
Enviado por Mesmar em 17/09/2015
Comentários