Descortinando a Vida
Eu sou um rio que vem de muito, muito longe, cujas águas passam por aqui, agora.
Capa Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Livro de Visitas Contato Links
Textos

O Dialogo das Sementes

A fonte de inspiração do e-book à venda, aqui no Recanto das Letras - As Doze Sementes do Bem, é resultante de uma sincronicidade, quando uma reflexão acerca do potencial de uma semente e do poder de uma palavra, como uma semente no solo fértil do psiquismo humano, me fez deparar com um interessante diálogo de um jovem ávido por aprender e um velho sábio, denominado o “Diálogo das Sementes”, que transcrevo:

 

Sábio: Meu jovem, vejo que te inquieta a busca pela vida virtuosa. Diga-me, o que acreditas ser o caminho para uma vida plena?

Jovem: Tenho refletido muito, meu senhor, mas ainda não encontro a resposta. Sei que desejo ser bom, mas o que é realmente ser bom?

 

Sábio: Ah, meu jovem amigo, a bondade se revela em muitas formas, como sementes que, ao serem plantadas, florescem e transformam nossa alma. Imaginemos, então, que temos doze sementes em nossas mãos, cada uma representando uma virtude. Diga-me, qual seria a primeira semente que plantarias?

Jovem: Talvez o Amor, meu senhor, pois sem amor, que valor teriam as outras virtudes?

 

Sábio: Muito bem! E o que é o amor para ti? É um sentimento que se basta a si mesmo, ou algo mais profundo?

Jovem: Penso que o amor é dar de si aos outros, sem esperar retorno.

 

Sábio: E se não houver retorno, o amor perece? Ou continua a crescer, como uma árvore que resiste à seca?

Jovem: Talvez, se for verdadeiro, continue a crescer.

 

Sábio: Assim é o amor, meu jovem. Uma semente que floresce em terreno árido, pois não depende do solo, mas da força em si mesma. Agora, digamos que plantamos essa semente. Qual viria em seguida?

Jovem: A Gratidão, senhor. Pois quem ama, deve ser grato.

 

Sábio: Correto. E a gratidão, é simplesmente dizer “obrigado”? Ou é algo mais?

Jovem: A gratidão é reconhecer o bem que recebemos e agir em resposta.

 

Sábio: Então, a gratidão nos leva a agir. Ela é o fruto do reconhecimento, como o sol que nutre a semente do amor. E o que vem depois?

Jovem: O Respeito, pois quem ama e é grato deve respeitar.

 

Sábio: E o respeito, meu jovem, é apenas obedecer? Ou é entender o valor do outro?

Jovem: Creio que é entender o valor do outro, meu senhor.

 

Sábio: Justamente. O respeito nasce do reconhecimento da dignidade alheia. Mas e a Verdade, onde entra ela?

Jovem: Sem verdade, as outras sementes murchariam.

 

Sábio: Correto, pois a verdade é o terreno fértil onde todas as outras crescem. Agora me diga, meu jovem, sem Disciplina, poderíamos cultivar essas sementes?

Jovem: Não, meu senhor. Sem disciplina, o jardim ficaria descuidado.

 

Sábio: Exato, a disciplina é a mão que guia o jardineiro. E quanto à Empatia?

Jovem: A empatia é sentir como o outro, senhor. É necessária para entender suas necessidades.

 

Sábio: E essa compreensão se aprofunda com a Humildade, pois sem ela, como poderíamos aprender?

Jovem: Sim, meu senhor. O orgulhoso não aprende, e sua colheita será pobre.

 

Sábio: E o Perdão? Como podemos cultivar a compaixão sem ele?

Jovem: Não podemos, pois, o perdão é a chave que liberta o coração.

 

Sábio: Vê, então, como todas essas sementes se entrelaçam? E a Compaixão, o que tens a dizer dela?

Jovem: A compaixão nos move a agir em prol dos outros, senhor.

 

Sábio: Assim é. E que dizer da Solidariedade?

Jovem: É agir junto, não apenas por si, mas pelo bem comum.

 

Sábio: E a Compreensão, meu jovem, qual a importância dela?

Jovem: A compreensão surge de saber ouvir, ver, observar e aprender, para que possamos agir com sabedoria.

 

Sábio: E, finalmente, a Prudência, é ela que guarda todas essas virtudes. Sem ela, meu jovem, nossas ações poderiam ferir em vez de nutrir, não é verdade?

Jovem: Com certeza, senhor. Sem prudência, poderíamos destruir o jardim que tentamos cultivar.

 

Sábio: Agora, meu jovem, vês como todas essas sementes, quando plantadas juntas, formam um belo jardim? Cada uma depende da outra para florescer. Este é o caminho da vida virtuosa, um ciclo contínuo de cultivo e crescimento.

Jovem: Sim, meu senhor. Compreendo agora que devo cuidar de cada semente, para que o jardim da minha alma floresça em harmonia.

 

Sábio: Então vá, meu jovem, aprenda o que puderes sobre cada uma das sementes e seja um bom jardineiro de sua própria vida.

 

Mesmar, em 31/12/2022

 

Mesmar
Enviado por Mesmar em 13/09/2024
Comentários